> Notícias

Tabela do Creci determina honorários do Corretor

Tabela do Creci determina honorários do Corretor
 
Desrespeito aos percentuais de remuneração pode levar à cassação do registro
 
Em todas as transações imobiliárias intermediadas por um corretor, uma tabela define os honorários que devem ser pagos. As porcentagens são definidas pelo Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).
De acordo com o conselho, o corretor que desrespeitar a tabela está sujeito a punições, como o cancelamento do registro.
Segundo o presidente da Asseivap (Associação das Empresas Imobiliárias do Vale do Paraíba), Marco Antonio Vasconcelos, desrespeitar a tabela de remuneração dos serviços prestados já é sinal de serviço ruim por parte do corretor.
“ Abaixar o honorário previsto na tabela a fim de garantir um bom negócio imobiliário é uma prática que gera muita polêmica.
Esta é uma prática típica de um mau profissional. Eles abaixam o valor do seu próprio honorário e não garantem um bom serviço, principalmente quando se trata de aluguel, que o corretor ajuda na manutenção e com os trâmites jurídicos relacionados ao imóvel”, afirmou.
De acordo com a tabela, as porcentagens destinadas aos corretores no valor total do negócio variam dependendo do local e do tipo de negociação. Na venda de um imóvel localizado em área urbana, por exemplo, os honorários do corretor variam entre 6% e 8%.
No caso de venda de um imóvel na área rural, esta porcentagem sobe, ficando entre 6% e 10%. Também há alterações no caso da venda de um imóvel industrial ou venda judicial.
 
PUNIÇÃO: Maria Concebida de Oliveira Almeida, 58 anos, que assumirá o cargo de delegada municipal do Creci em São José, afirmou que, dentro dos limites estipulados pela tabela, a variação do honorário do corretor depende das condições para o fechamento do negócio.
Maria, que é proprietária da Cristal Imóveis, afirmou que a decisão cabe ao corretor. “ Na minha imobiliária, normalmente cobro os 8% para imóveis urbanos, mas cada caso é um caso. Logicamente que, quando o negócio é muito bom, a gente chega a baixar o honorário até o piso estipulado pela tabela, mas nunca saindo da margem do Creci”, afirmou.
Ela disse ainda que o cliente pode denunciar os corretores que vendem imóveis com o honorário abaixo da tabela. “ A punição pode chegar ao cancelamento do registro no conselho”, afirmou.
Rua Padre Rodolfo nº 196 Vila Ema - SJCampos - SP CEP : 12243-080 - Tel/Fax: (12) 3922.6678
© 2014 Aconvap - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: