COMO AS CONSTRUÇÕES “VERDES” PODEM MELHORAR O MUNDO: O GBC BRASIL NOS MOSTRA POSSÍVEIS CAMINHOS

COMO AS CONSTRUÇÕES “VERDES” PODEM MELHORAR O MUNDO: O GBC BRASIL NOS MOSTRA POSSÍVEIS CAMINHOS

A cidade de São José dos Campos é composta por uma pequena quantidade de projetos e construções certificadas ambientalmente com reconhecimento mundial. Como isso pode mudar para a primeira Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável do Brasil?

Vamos lá: primeiro, iremos expor um possível caminho e depois uma vantagem…

Um caminho - Com sede no Brasil em Barueri - SP, O GBC (Green Building Council) é uma entidade reconhecida pelo World Council on City Data (instituição ligada à ONU) e, tem como foco a sustentabilidade, de modo a implementar mudanças enraizadas no setor da construção e na sociedade como um todo, aliando economia racional e desenvolvimento econômico aos aspectos ambientais e sociais (tripé da sustentabilidade), a fim de proporcionar qualidade de vida e conforto aos moradores e usuários das construções, sem deixar de lado a conservação dos recursos naturais. Neste sentido, o GBC tem como ferramentas as certificações internacionais, como o LEED e o GBC Casa & Condomínio.

As certificações LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental) incluem diretrizes sustentáveis a serem implementadas desde o projeto construtivo até a operação das edificações, o que constituem os projetos integrados. A base desse estilo de construção é ver o todo em seus mínimos detalhes, com visão ampla e pensada nos aspectos sociais, ambientais e, com certeza, econômicos. Além disso, pode ser aplicado a construções diversas (como hospitais, escolas e comerciais), sendo dividido em 4 categorias: BD+C para novas construções e grandes reformas; ID+C para design de interiores; O+M para edifícios já existentes; e ND para bairros.

Já a certificação GBC Casa & Condomínio, assim como o LEED, tem como seus princípios os projetos integrados, o acompanhamento das fases até a operação das edificações e o foco na sustentabilidade. Contudo, é direcionado às residências unifamiliares e aos condomínios (horizontais e verticais), de maneira a proporcionar a seus futuros moradores maior bem-estar, aproveitamento de seus espaços e também economia nos custos demandados pelo uso das residências.

A vantagem - A ACONVAP possui uma associada que é membro do GBC Brasil, A ECCUS Incorporadora. Como membro deste conselho de expressão mundial, conta com uma Acreditadora da certificação GBC Casa & Condomínio e, atualmente, está habilitando mais uma profissional Acreditadora LEED BD+C para novas construções e grandes reformas.

Assim, a ECCUS deixa à disposição da ACONVAP e das demais construtoras, arquitetos e engenheiros civis do município e região, os seus serviços de consultoria para certificações GBC e está aberta para bate-papos sustentáveis.

A ideia é incentivar uma maior presença do Vale do Paraíba e região nas certificações GBC e, que cada vez mais as construções da região se enquadrem em seus parâmetros, de forma a proporcionar maior bem-estar e qualidade de vida ambiental e social para os moradores e usuários. Também, a curto e longo prazo, possibilitar economia em gastos cotidianos, como água e energia. Paralelamente, o objetivo é ver o crescimento do ramo da construção, de maneira a considerar também a conservação ambiental.

O Brasil, relativo à sustentabilidade, é a 2ª força mundial em certificação LEED Platina e o 4º país do mundo em certificações ambientais GBC. O GBC é o maior e mais rigoroso certificador ambiental do mundo.

O GBC Brasil já se encontra com projetos em andamento em todos os estados do país, sendo importante trazer aqui mais alguns de seus números: 898 certificações LEED; 22 certificações GBC Casa (mais outros 64 projetos em andamento) e 13 GBC Condomínio (mais 69 em andamento); além de outros 28 projetos certificados e 104 registrados em suas demais certificações, tendo atualmente mais de 850 empreendimentos já certificados. Vale à pena a visita ao site do GBC para melhor compreensão de suas ações e certificações.

Voltando para a ECCUS Incorporadora - Desde uma ideia que surgiu em meados de 2001, de que basta diminuir as perdas com resíduos gerados nas obras (menos desperdícios) e pós obra, deixar os terrenos ocupados mais verdes que antes das construções, com ações de proteção extremamente ambientais, a empresa incorporou em seu DNA a preocupação com uma construção que possa agredir menos o meio ambiente, os ecossistemas e seus constituintes, bem como o pensar nas pessoas e para as pessoas, isso sem esquecer dos custos que possam estar envolvidos. Assim, as certificações do GBC tornam-se ferramentas fundamentais para conduzir melhor esse caminho sustentável das construtoras e construções, de forma a apresentar conceitos, ideias e possibilidades, mas também deixar as portas abertas para que cada projeto contribua com inovações e novos pontos de vista.

Em busca de concretizar suas ações com foco socioambiental e econômico, o corpo técnico da ECCUS Incorporadora se deparou com as realizações do GBC no Brasil e se descobriu há tempos uma construtora verde (Green Builder), através de mais de 200 ações, atos e eventos sustentáveis que ousou fazer desde então no ano de 2007 até a presente data.

 

 

Na foto, o fragmento de mata fechada criado e conservado entre os terrenos dos primeiros empreendimentos da ECCUS Incorporadora, iniciado em 2008. O local serve de fonte de alimentação, abrigo e passagem segura para animais silvestres nativos da região, como diversas aves que podem ser vistas por lá. Além disso, contribui para a melhoria do microclima, elevando a qualidade do ar e reduzindo a temperatura em suas proximidades.

 

Na foto, o fragmento de mata fechada criado e conservado entre os terrenos dos primeiros empreendimentos da ECCUS Incorporadora, iniciado em 2008. O local serve de fonte de alimentação, abrigo e passagem segura para animais silvestres nativos da região, como diversas aves que podem ser vistas por lá. Além disso, contribui para a melhoria do microclima, elevando a qualidade do ar e reduzindo a temperatura em suas proximidades.

 

 

AUTORIA DO TEXTO:

 ECCUSLOGOjpeg

ECCUS Incorporadora e Participações

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Green Building Council Brasil, 2023. Disponível em: https://www.gbcbrasil.org.br/. Acesso em: 19 de julho de 2023.

Por Aconvap
17 de agosto de 2023