Entrevista Aconvap - Ramon Azevedo - CEO da Morada.ai

Entrevista Aconvap - Ramon Azevedo - CEO da Morada.ai

Neste mês de janeiro, a entrevista especial é com o Sr. Ramon Azevedo, CEO da Morada.ai. A empresa atua no ramo de tecnologia, mais especificamente no setor imobiliário.

Com o avanço do meio digital, a inteligência artificial se difundiu em vários meios, inclusive na venda de empreendimentos.

 

Confira o bate-papo abaixo e saiba mais sobre o assunto.

  1. Quem é Ramon Azevedo? Qual sua trajetória profissional e o que o levou a fundar a Morada?

R: Meu nome é Ramon Azevedo, atualmente atuo como CEO da Morada.ai. Sou casado, pai de dois adolescentes, cristão e empreendedor.

Iniciei profissionalmente na área de Tecnologia da Informação aos 16 anos, tive a oportunidade de fazer curso técnico e graduação na área, posteriormente MBA na FGV, mestrado em Inovação Tecnológica na UFMG e, agora, sou doutorando na mesma universidade.

No passado, atuei como diretor de Tecnologia, gestão de Planejamento Estratégico e, posteriormente, como CEO de um Fundo de Venture Capital, o que me conectou ao empreendedorismo tecnológico.

Os aprendizados de Inteligência Artificial e desenvolvimento de negócios me trouxeram ao mercado imobiliário e, com a provocação, de um sócio decidi explorar esse mercado.

 

  1. Qual a história da Morada? O que a empresa faz?

R: A Morada.ai surgiu da conexão de conhecimentos entre duas empresas, a Kunumi.ai (empresa referência nacional na aplicação de IA para solução de grandes problemas) e a Primaz Corporate (especializada na realização de grandes transações imobiliárias, com mais de R$ 10 bilhões em ativos transacionados).

A Morada.ai se propõe a ser uma ponte para transformação e aceleração na forma de fazer negócios no mercado imobiliário, utilizando a tecnologia. Neste momento, temos dois produtos:

- Mia.ai: agente generativo inteligente baseada em WhatsApp capaz de realizar todo atendimento e qualificação de clientes potenciais de Incorporadoras e Imobiliárias de forma rápida e extremamente eficiente. A Mia atende aos clientes utilizando linguagem tão fluída que chega a ser confundida com humano.

- Enri.ai: é uma solução avançada de visão computacional e inteligência artificial, capaz de analisar fotos de imóveis para gerar descrições atraentes e detalhadas, o Enri.ai também analisa a região do empreendimento, com base no endereço, elencando pontos de interesse da região, como escolas, supermercados, farmácias etc. Estas informações otimizam as buscas por imóveis das Imobiliárias melhorando significativamente o seu posicionamento em buscadores, como Google.

 

  1. Como a inteligência artificial pode aprimorar a pesquisa de propriedades para os compradores?

R: De forma geral, a IA permite que cada cliente seja tratado de forma individual, respeitando seus desejos e sonhos. Na medida que a IA compreende o perfil do cliente ela é capaz de recomendar imóveis com alto grau de acerto, apresentando o empreendimento a partir das características que melhor se conectam ao perfil do cliente.

Além disso, a IA permite que o cliente seja atendido no ritmo dele, 24 horas por dia, sempre com o agente virtual a disposição.

 

  1. Como uma venda é realizada por meio da IA? Essa é uma tendência para o setor?

R: Nós da Morada.ai acreditamos que o processo de venda de imóveis sempre envolverá um atendimento na última etapa.

A decisão pela compra de um imóvel talvez seja uma das mais importantes da vida de uma pessoa ou família, assim acreditamos que a IA acelera o processo de pré-atendimento, atendimento, qualificação, apresentação de imóveis, simulação de financiamento, coleta de documentos, esclarecimento de dúvidas, mas demanda a visita e apoio negocial humano na parte final do processo.

Essa abordagem, de fato, é uma tendência já que transforma a experiência do cliente na etapa inicial e reduz os custos para as incorporadoras e imobiliárias.

Durante o processo de implantação, nós mapeamos o processo dos nossos clientes e parametrizamos todas as ferramentas de IA para a realidade daquela empresa, ampliando, assim, as taxas de sucesso.

 

  1. Quais são os desafios e as vantagens de usar assistentes virtuais para interações com clientes em potencial?

R: As vantagens são diversas e passam por:

- Redução do time to lead (tempo entre o cliente manifestar interesse e o início do atendimento);

- Disponibilidade 24 horas por dia;

- Ao mesmo tempo que a IA atende o cliente ela também preenche e organiza os dados no sistema de gestão da incorporadora ou imobiliária;

- Facilidade de treinamento: quando um novo empreendimento precisa ser lançado, em cerca de 30 minutos a IA já estará treinada e apta a apresentar o empreendimento, suas características, destacar os principais diferenciais do imóvel e da região;

- Respeito ao ritmo e horários do cliente: a IA responde ao cliente no momento que ele pode e demonstra interesse;

Talvez o principal desafio seja a quebra de paradigma e mudança cultural na fase inicial de adoção da ferramenta por parte do time de vendas. A IA não é concorrente, ela é uma ferramenta de suporte e aumento de produtividade do time de vendas.

 

  1. De que maneira a realidade aumentada e virtual estão sendo aplicadas para melhorar a experiência de visualização de propriedades?

R: Estamos passando por um momento na história da sociedade onde somos atingidos por grande volume de informações e com transformações cada vez mais rápidas, isso nos trás a necessidade de otimizar o nosso tempo e criar parâmetros mais claros para tomadas de decisão de todos os tipos, mas principalmente aquelas mais complexas, como a aquisição de um imóvel.

A utilização de realidade aumentada e virtual nos trás a oportunidade de usufruir desses dois pontos, na medida que fornecemos os clientes a possibilidade de “visitar” um empreendimento à distância, sem necessidade inicial de deslocamento, e a analisar com calma as possibilidades de decoração, entre outras características, estamos proporcionando uma experiência única, respeitosa e que permite ao cliente uma tomada de decisão mais consciente.

 

  1. Como essas tecnologias influenciam a tomada de decisões dos compradores?

R: A decisão final sempre estará nas mãos do cliente, mas é papel da tecnologia tornar as informações de apoio à tomada de decisão disponíveis, empoderando assim o cliente neste momento.

 

  1. Como os dados dos clientes são protegidos ao usar IA no processo de venda de imóveis?

R: No caso das soluções desenvolvidas pela Morada.ai, utilizamos rigorosas práticas de proteção de dados, que priorizam o armazenamento dos dados dos clientes nos sistemas de gestão das incorporadoras e imobiliárias parceiras. Além de um processo de ‘desidentificação’ dos clientes.

 

  1. Como os profissionais do mercado imobiliário estão sendo treinados para aproveitar as ferramentas de IA?

R: Para bem utilizar as ferramentas de IA, os profissionais do mercado imobiliário estão recebendo treinamentos voltados para a compreensão desse tipo de tecnologia e o seu potencial de transformação na rotina de trabalho. A ideia não é substituir o corretor, mas fazer com que ele seja ainda mais eficiente. Portanto, os treinamentos se concentram em mostrar como a IA pode ser uma aliada no dia a dia, como operar as ferramentas corretamente e como interpretar os dados coletados por elas para uma utilização estratégica orientada a resultados.

 

  1. Como o Sr. enxerga o cenário daqui 10 anos?

 

R: No cenário do mercado imobiliário daqui a dez anos, vejo uma integração cada vez maior com a tecnologia, gerando ainda mais eficiência e rapidez nos processos de atendimento e venda. Acredito que a IA será ainda mais presente, com sistemas de aprendizagem mais avançados e uma utilização ainda mais estratégica dos dados coletados. Além disso, a tendência é de que a experiência do cliente seja cada vez mais personalizada, com agentes virtuais sendo capazes de entender e atender necessidades específicas de cada pessoa. Nesse futuro, a Morada.ai, certamente, continuará a liderar essa transformação tecnológica no mercado imobiliário.

Por Aconvap
24 de janeiro de 2024